Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2016

ADONEL ELIAS BARBOSA É PARTE DA HISTÓRIA DE BATAGUASSU

Em sentido horário: Alonso Machado de Sousa, Adonel Elias Barbosa, Dr. Mano e Srª Marta - Uma solenidade de Formatura em dezembro de 1980

17 de janeiro de 2008 as 20:38
Rui Spinola Barbosa*

Ao completar 81 anos, Adonel Elias Barbosa, ex-prefeito de Bataguassu por dois mandatos (67/69 – 77/83), será homenageado neste domingo (20/01), durante o primeiro encontro da família Barbosa, em Bataguassu, que reunirá quatro gerações.
Durante suas administrações, Adonel foi responsável pela execução de obras de fundamental importância para o desenvolvimento do município, com destaque para a Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu, idealizada e executada para ser o maior hospital do vale do Ivinhema e, embora tenha sofrido reformas e modificações em sua estrutura física, sua execução, na época, foi de uma visão futurista e necessária.
Sua preocupação com a saúde da população o fez executar mais uma importante obra na cidade, o Centro de Saúde de Bataguassu, construído e inaugurado em sua gestão. O primeiro cirurgião dentista, Orlando Alves Siqueira, recebeu por parte de Adonel grande incentivo para que se instalasse em definitivo no município, como também a chegada do primeiro médico, Lúcio Ferreira da Rosa, ocorreu em sua administração.

O Centro Poliesportivo composto por ginásio de esportes, pista de atletismo e estádio de futebol, continua a ser o local para a realização de eventos esportivos oficiais, além de sede da Secretaria Municipal de Esportes.
Sua paixão pelo futebol o levou a contratar, em seu primeiro mandato, praticamente um time inteiro para trabalhar na prefeitura. Foram eles que “esticaram” os fios da rede elétrica e residiram na famosa “cachanga”. Muitos aqui se casaram e constituíram família e residência definitiva, além de terem dado muitas alegrias aos amantes do esporte.
 
INFRA-ESTRUTURA
A chegada da energia elétrica por 24 horas, cedida pela Cesp via Presidente Epitácio, dependeu de muitas viagens de Adonel à São Paulo para que o sonho da população de Bataguassu e Porto XV se realizasse. Antigamente a energia era fornecida através de um gerador que era desligado à meia noite.
Adonel também trouxe para a população o benefício da água tratada, conseguindo a concessão da Sanesul, cujo contrato foi firmado por 30 anos.


As primeiras ruas asfaltadas (parte da Ponta Porã e da Campo Grande) foram executadas na gestão de Adonel a custo zero para os moradores. A construção do barracão onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Obras – antigo pátio da Prefeitura – foi mais uma de suas realizações.
A chegada do telefone, a construção de escolas rurais, estradas, pontes e mata-burros, têm histórias que a população mais antiga relembra saudosamente pela importância significativa na época, diante dos poucos recursos e dificuldades impostas pela distância do município à capital do Estado.
A praça Jan Antonin Bata, inaugurada no último mês do mandato de seu antecessor, foi arborizada e teve a construção do coreto principal e calçamento na gestão de Adonel.

A antiga construção onde hoje é a Creche Sagrada Família foi iniciada em seu primeiro mandato para abrigar menores abandonados. O Colégio Marechal Rondon, que por muitos anos foi a sede da Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Educação e hoje cedido temporariamente para a Funlec, também foi obra de sua administração.
O primeiro conjunto habitacional de Bataguassu (Cohab), com 50 casas, conseguidas junto ao Governo do Estado, foi um grande avanço na política habitacional da época, e que foram construídas no local que hoje, ao seu entorno, formou-se o Jardim São Francisco.


OUTROS
Por solicitação da comunidade católica, em especial do Padre Leão Ledri, Adonel construiu a Praça em frente à Igreja Matriz de São João Batista e o sino da Igreja foi doado pela primeira-dama, Neusa Spínola de Oliveira Barbosa.
No Porto XV de Novembro a rede de energia elétrica, a construção da sub-prefeitura, do prédio para abrigar o destacamento da polícia militar, do cartório e do correio também foram obras da sua administração, que após a formação do lago da hidrelétrica ficaram submersos e receberam obras compensatórias onde hoje é o Distrito da Nova Porto XV.
No bairro da Reta A-1, Adonel ampliou a escola Jan Thomas Bata, que passou de duas para seis salas de aula, além de ter implantado o Ginásio Escolar naquela localidade. Adonel também contribuiu com a construção de várias escolas rurais que na época já contavam com merenda escolar. Também foi de sua responsabilidade a criação e execução da estrada rural que liga a Reta ‘V’ a Reta A-1, cortando a conhecida região chamada de Varjão Boa Vista.
 
Muitos professores e Agentes Tributários Estaduais foram indicados por Adonel Elias Barbosa, pois na época não existiam concursos públicos e estes profissionais dependiam da indicação política do prefeito. Adonel Elias Barbosa foi um marco na história de Bataguassu e é considerado o maior tocador de obras da história política local e responsável por grande avanço do município, considerando as dificuldades da época.
*Chefe de Gabinete da Prefeitura de Bataguassu e filho de Adonel Elias Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário