Translate

segunda-feira, 4 de julho de 2016

CONVITE PROFESSORANDOS 1986 E UM CONTEXTO HISTÓRICO

1986: Ano de emoções fortes para nós e para o Brasil, com Plano Cruzado, tragédia da Challenger, a explosão de Maradona e acidente em Chernobyl...

  Mas, o que mais acontecia no Brasil naquela época?

Há 30 anos... éramos uma turma de 19 alunos. A nossa sala ficava de recanto, ao lado de uma árvore que sombreava o famoso ponto de táxi de Bataguassu. Havíamos inaugurado o ano de 1986 ainda com os lenços úmidos pelas lágrimas choradas pelo presidente Tancredo de Almeida Neves. Infelizmente o seu vice era Sarney e tivemos que herdar o velho dinossauro (tudo começou por aí... o Brasil ainda era muito ingênuo para entender aquela mancomunação). E, respeitadas as regras de praxe, ainda tivemos que colocá-lo em nosso convite como "Homenageado de Honra". Mas, seja como for, iniciamos um novo tempo. Mesmo trôpegas, as coisas começaram a caminhar e devagarinho fomos entendendo.

Segue, abaixo, por ordem, o nosso convite de formatura permeado pelos fatos de 1986...

Capa do nosso convite de formatura - 1986.
Estava encerrado o regime militar, mas, como era esperado - e desejado - Tancredo morreu logo em seguida, a 21 de abril.  O povo brasileiro prestou suas homenagens com o esquife em cortejos emocionantes em São Paulo, Brasília e São João del Rei onde foi enterrado num dos maiores funerais da história.
A Revista Manchete (hoje extinta) tinha um peso muito grande na comunicação. Foi feito um especial sobre o fato que comoveu o Brasil. Somente muitos anos depois, com a morte de Airton Senna, seria superada a comoção. Antes, ninguém se emocionou mais com a morte de um brasileiro ilustre.

 
Havíamos acabado de atravessar as raias que dividiam o país entre ditadura militar e democracia, palavra bonita, cantada e entoada de norte a sul do Brasil. Muitos nem sabiam direito o que era isso. Surgia a nova república. Veio o Plano Cruzado. Muita gente voltou para as lojas onde havia comprado mercadoria para receber parte do dinheiro de volta. Vivemos uma loucura. Apareceram os "fiscais do Sarney". A famosa maquininha de remarcação deu sinais fictícios de que ia ser aposentar (ledo engano).  Naquela época os nossos professores quase não comentavam atualidades do Brasil e do Mundo em sala de aula. Talvez fosse um resquício da Ditadura Militar.
O México sofreu um terrível terremoto. Naquela época eu tinha um amigo mexicano que me mandava fotografias da Copa, que ocorreria exatamente em 1986. Também foi o ano do Rock in Rio, e a  novela Roque Santeiro arrastava multidões. Curiosidade: esse era o assunto da sala de aula: só se falava na viúva Porcina e sinhozinho Malta com seu barulhento relógio...
Vê-se nessa fotografia, Antonio Machado de Souza, Airton Pinheiro Ferreira e Jonas Trevisan
Nessa fotografia, apareço ao lado do meu pai, José Amaro Freire
Mas, em Bataguassu também aconteciam coisas... Foi o ano da construção do prédio oficial da Prefeitura Municipal de Bataguassu. O prédio anterior (original) foi cedido para o Tribunal de Justiça, enquanto se aguardavam os recursos para a construção do prédio próprio. Até aí houve o cuidado de salvaguardá-lo.

Até então o Paço Municipal funcionou provisoriamente no primeiro andar do Ginásio Municipal de Esportes.

Éramos uma turma razoável de formandos da tradicional Escola Manoel da Costa Lima, como as fotografias adiante mostrarão. Até então existia o curso magistério, que era um segundo grau voltado para a educação de alunos de 1ª a 4ª série.Qualquer autoridade que chegava a Bataguassu atiçava os nossos ânimos para arrecadarmos dinheiro com o nosso Livro Ouro para a Festa de Formatura/1986.                                OBS. Esta fotografia é de 1986 - Por equívoco, digitei 84. Nós estávamos na multidão, aguardando a oportunidade para conversar com a assessoria do governador. Objetivo: arrecadar fundos para a nossa formatura. 
O sol escaldante não nos desanimava. E assim ouvíamos os discursos, atentos às novidades para a nossa cidade e, obviamente, ansiosos para abordarmos as autoridades e pedirmos apoio para a formatura.

Nessa época houve uma revolução na música. A Danceteria Badalus Club, do Aparecido Ferreira Nunes ("Cidão"), era o grande acontecimento dos jovens bataguasuenses. O grupo RPM arrebatava multidões em shows por todo o Brasil com o disco Rádio Pirata Ao Vivo, um registro de dois shows no Ibirapuera com direção de Ney Matogrosso que vende 2 milhões de cópias. Liderado por Paulo Ricardo, que virou símbolo sexual das adolescentes de 1986 o grupo atingia seu auge com apenas três anos de estrada. No mesmo ano as bandas Titãs, Ira, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e tantas outras lançam discos que são obras primas do rock nacional. É impossível se reportar à Danceteria Badalus Club sem se lembrar dessas bandas.
DANCETERIA BADALUS CLUB  o o primeiro, à esquerda, é o "Cidão". (foto à espera do nome do autor)
DANCETERIA BADALUS CLUBE 1986

A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo no México. Comandado por Diego Armando Maradona os hermanos conquistaram seu segundo mundial e o camisa 10 argentino fez de tudo: gol com a mão, golaço partindo do campo de defesa, isso contra a Inglaterra, belos gols contra a Bélgica, enfim, o craque do mundial e aí começava a comparação com o Rei Pelé.
No mesmo ano Xuxa Meneghel estreia na Globo o Xou da Xuxa, programa que marcou as manhãs de muita gente, incluindo baixinhos e baixinhas. No programa, Xuxa lança moda com as xuquinhas e suas roupas erotizadas gerando enorme reação dos intelectuais. Para auxiliar no programa, ela contava com as Paquitas, assistentes de palco marcantes e a dupla Praga e Dengue. O seu bordão principal era "beijinho beijinho, tchau, tchau!" O Xou fica no ar até 1992 com 2000 programas. Dentre os desenhos exibidos, destaque para He Man, que encerrava o programa perto da hora do almoço.
PE. LEÃO LEDRI
O nosso sacerdote era o enérgico Leão Ledri, o qual marcou época e deixou lembranças e exemplos que estarão impressos em nós para todo o sempre.

O Brasil chegou ao México sem empolgar, mas o time de Telê Santana foi ajeitando aos poucos. Na primeira fase vitórias duras e apertadas contra Espanha e Argélia, depois duas goleadas contra Irlanda do Norte e Polônia. O sonho do tetra parou na França de Michel Platini numa batalha épica onde o Brasil tinha tudo pra matar o jogo, mas Zico perdeu a cobrança de pênalti e o sofrimento foi até os pênaltis quando a seleção francesa foi melhor e o Brasil foi eliminado. A derrota representou o fim do sonho de uma geração de craques que foi brilhante, mas não conquistou uma Copa do Mundo.
Na manhã de 28 de janeiro aconteceu a maior tragédia da corrida espacial. Tudo parecia ser um dia de festa em Cabo Canaveral, pois pela primeira vez uma civil faria parte de um voo tripulado. Era a professora primária Christa McAuffee, só que o sonho dela virou pó em 73 segundos. Uma falha no sistema de vedação do tanque de combustível ocasionou a explosão do ônibus espacial matando todos os sete astronautas. A Challenger virou uma incandescente bola de fogo no céu. O acidente abalou o programa espacial americano fazendo com que a NASA suspendesse por dois anos o programa espacial.

Um reator nuclear explode da usina de Chernobyl, na Ucrânia e libera uma enorme quantidade de radiação 400 vezes maior do que a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima. Este foi o maior acidente nuclear da história e segundo a ONU 4000 pessoas morreram, mas esse número é discutível e pelo menos 100 mil pessoas morreram segundo outras fontes. A usina foi fechada em 2000.
No segundo semestre começaram a faltar produtos nas gôndolas dos supermercados, os preços voltaram a subir e o governo não conseguiu controlar os gastos. Nas eleições de novembro o PMDB ganhou em quase todos os estados brasileiros e obteve a maioria absoluta das cadeiras do Congresso Nacional. No dia 21 de novembro o governo lança o Cruzado II, que tentava consertar os erros do primeiro.Mas no dia 27 de novembro um protesto virou quebra quebra e Brasília virou praça de guerra. Manifestantes confrontaram com policiais e no fim um saldo de destruição e a credibilidade do plano foi por água abaixo.
 
Na Líbia, Muammar Kadafi tem sua casa atacada pelos Estados Unidos em ataque aéreo. Pra sorte dele, os americanos não o atingiram.
Na TV o sucesso do ano foi a minissérie Anos Dourados, escrita por Gilberto Braga que também assinou a trilha sonora retratava os anos 50. Felipe Camargo e Malu Mader se destacam na pele do casal Marcos e Lurdinha.
Na Fórmula 1 uma temporada emocionante e quatro pilotos disputaram o título até as últimas etapas, mas no fim quem sorriu por último foi Alain Prost que conquistou o bicampeonato mundial se aproveitando da guerra interna da Williams entre Nélson Piquet e Nigel Mansell. Ayrton Senna mostrou velocidade e venceu duas corridas, uma delas lavou a alma do brasileiro. Foi em Detroit um dia depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo do México quando venceu a turma de franceses e ao comemorar a vitória desfilou com a bandeira do Brasil, fazendo deste gesto marca registrada a partir de então.
Jorge Luis Borges,
Em 1986 a literatura perdeu o escritor argentino Jorge Luis Borges, o ator Cary Grant, a religiosa Mãe Menininha do Gantois, a pianista Magdalena Tagliaferro e o comunicador Flávio Cavalcanti.
 

Conforme o texto do convite, Damares era a oradora, mas não me lembro porquê acabei assumindo a função.
Enfim... o baile da nossa Festa de Formatura...


Nenhum comentário:

Postar um comentário